Presidentes dos Estados Unidos e do Brasil discutem economia, comércio e redução de barreiras durante ligação de 30 minutos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliou como “ótima” a conversa telefônica que manteve com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira (6).
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que o diálogo foi produtivo e concentrado em temas econômicos e comerciais. “Discutimos muitas coisas, mas a conversa foi focada em economia e no comércio entre nossos dois países. Teremos mais discussões”, escreveu o republicano, acrescentando que pretende se reunir com Lula “em um futuro não tão distante”, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Segundo o norte-americano, a parceria entre as duas nações deve ser fortalecida. “Gostei da ligação. Nossos países se sairão muito bem juntos!”, declarou.
Mais cedo, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou que Lula aproveitou a ligação para solicitar a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros e o fim das sanções contra autoridades do País.
A conversa teve duração de aproximadamente 30 minutos e foi considerada um gesto diplomático de reaproximação entre os dois governos.
Ainda de acordo com a Secom, Lula e Trump devem se reunir presencialmente durante a Cúpula da ASEAN, marcada para o fim de outubro, na Malásia. O encontro deve aprofundar as discussões sobre comércio bilateral, investimentos e cooperação em energia limpa e infraestrutura.