Vice-governador comanda o Estado por 15 dias enquanto Eduardo Riedel cumpre agendas oficiais na Índia, Japão e Singapura em busca de investimentos
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, assumiu interinamente o comando do Estado ao meio-dia desta segunda-feira (4), devido à viagem internacional do governador Eduardo Riedel (PSDB), que embarcou para a Ásia como parte da Missão Internacional voltada à atração de investimentos e fortalecimento da Rota Bioceânica.
Riedel partiu de Campo Grande rumo a São Paulo no início da tarde e segue para a Índia às 18h. A previsão é de que retorne em 18 de agosto, período em que Barbosinha ficará responsável pelo governo estadual. “O Estado continua caminhando normalmente. As secretarias seguem funcionando e as obras em andamento. O governador pode viajar com tranquilidade”, afirmou o vice-governador.
A agenda internacional começa na Índia, entre os dias 6 e 8 de agosto, em Mumbai, onde Riedel terá encontros com o cônsul-geral do Brasil, João Mendonça, com o governador de Maharashtra, Devendra Fadnavis, e com representantes do grupo Mahindra.
De 9 a 12 de agosto, no Japão, a programação inclui visitas a Tóquio e Osaka, com destaque para a Expo Osaka 2025, evento global de inovações tecnológicas. Riedel também terá reunião com a Sumitomo Corporation.
A última etapa da missão será em Singapura, entre os dias 13 e 15 de agosto. Estão previstas reuniões com o vice-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Alvin Tan, com representantes da Associação de Comerciantes de Carne e do grupo RGE, responsável pela Bracell, instalada em Bataguassu.
Durante coletiva na semana passada, Riedel destacou que a missão tem foco estratégico. “Estamos mirando mercados que demonstram real interesse no Mato Grosso do Sul. A Rota Bioceânica, o setor de carnes e o fortalecimento das exportações estão no centro da nossa política de atração de investimentos.”