Anúncio ocorre após alertas de autoridades americanas e cancelamentos de voos; Caracas acusa Washington de “terrorismo de Estado”
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou neste sábado (29) que o espaço aéreo “acima e ao redor da Venezuela” deve ser considerado fechado. A declaração foi publicada em sua rede social, a Truth Social, no momento em que cresce o confronto diplomático e militar entre Washington e o governo de Nicolás Maduro.
“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, por favor, considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela como fechado em sua totalidade”, escreveu Trump.
A tensão vem aumentando desde setembro, quando o governo norte-americano intensificou operações militares no Caribe, alegando atuar para interromper o tráfico de drogas proveniente da Venezuela.
Na semana passada, autoridades aeronáuticas dos EUA já haviam alertado que aeronaves civis que operam no espaço aéreo venezuelano deveriam ter cautela. O aviso levou à suspensão de vários voos e ao cancelamento de licenças operacionais de seis companhias aéreas.
O governo Maduro reagiu acusando Washington de promover “terrorismo de Estado” e declarou que as companhias aéreas estariam cedendo à pressão dos EUA. Em resposta, Caracas suspendeu “de forma unilateral” suas operações aerocomerciais.
Segundo o New York Times, Trump e Maduro conversaram por telefone recentemente e discutiram a possibilidade de uma reunião nos Estados Unidos — movimento que ocorre em meio à escalada de discursos e medidas de ambos os lados.