Aeronave desapareceu do radar durante tentativa de pouso em Tynda; destroços foram encontrados em chamas por helicóptero de resgate
Um avião de passageiros com 49 pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira (24) na região de Amur, no Extremo Oriente da Rússia, conforme confirmaram autoridades locais. A tragédia ocorreu durante uma segunda tentativa de aproximação para pouso na cidade de Tynda, quando a aeronave desapareceu do radar.
De acordo com o Ministério de Situações de Emergência, um helicóptero Mi-8 da aviação civil russa (Rosaviatsia) localizou os destroços da aeronave em chamas em uma área de floresta densa. As informações foram divulgadas em comunicado oficial pelo Telegram.
Fontes dos serviços de emergência ouvidas pela agência russa Interfax informaram que não há sobreviventes. O Ministério Público de Transportes do Extremo Oriente confirmou que o local do acidente fica a cerca de 15 quilômetros ao sul de Tynda. As causas ainda estão sendo apuradas, mas as autoridades destacam que havia condições climáticas adversas na região no momento do acidente.
Imagens divulgadas pela mídia estatal mostram os destroços espalhados em meio à floresta, com fumaça intensa no entorno. O governador de Amur, Vasili Orlov, já havia informado anteriormente que a aeronave, que fazia o trajeto entre Blagoveshchensk e Tynda, havia desaparecido dos radares.
Acidentes aéreos são relativamente comuns no Extremo Oriente russo, uma região remota e de difícil acesso, onde as viagens aéreas são frequentemente o único meio de transporte viável devido às vastas distâncias e à escassez de infraestrutura terrestre.
As autoridades abriram uma investigação por possíveis violações de normas de segurança de voo que resultaram em mortes – procedimento padrão em casos de desastres aéreos na Rússia.