O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) anunciou a abertura de vagas para cursos técnicos gratuitos e presenciais nos campi de Aquidauana, Coxim e Jardim. O ingresso é imediato e não há necessidade de processo seletivo: basta comparecer ao campus, apresentar a documentação exigida e efetuar a matrícula, desde que atendidos os requisitos do curso escolhido.
Em Aquidauana, a oferta é para o curso Técnico Subsequente em Edificações, no período noturno, com duração de dois anos. Em Coxim, está disponível o curso Técnico Integrado na modalidade Proeja, em Manutenção e Suporte em Informática, também noturno e com a mesma duração.
Já no município de Jardim, são ofertados dois cursos: Técnico Subsequente em Edificações, de dois anos, e Técnico Integrado em Informática para Internet, no qual o estudante cursa simultaneamente o ensino médio e a formação técnica, com duração de três anos.
As matrículas devem ser feitas presencialmente na Central de Relacionamento (Cerel) de cada campus. É preciso apresentar documentos pessoais e comprovante de escolaridade. O preenchimento das vagas será feito por ordem de chegada, de acordo com a entrega da documentação prevista em edital.
Estudantes do Proeja podem ainda contar com o incentivo financeiro do programa Pé-de-Meia, do Governo Federal. O benefício é destinado a alunos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, desde que inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) até 7 de fevereiro deste ano. Quem se cadastrou após essa data poderá receber a partir de 2026.