Na manhã desta segunda-feira (06/10), integrantes do Coletivo Bici Nos Planos MS e da Bicicletada Dourados foram recebidos pela vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira, para dialogar sobre a urgência na implementação da Rede Cicloviária Integrada do município.
Dourados é uma cidade plana, com vias largas e bem planejadas — condições ideais para a mobilidade por bicicleta. No entanto, trabalhadores e estudantes que utilizam esse meio de transporte enfrentam diariamente o risco de sinistros e mortes, e um dos motivos é a falta de ciclovias seguras e interligadas.
Dourados já deveria ter ciclovias em toda cidade, desde o ano de 2008, quando foi aprovado o Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 122/2008. Em 2018, a Lei Complementar nº 351/2018, que instituiu o Plano de Mobilidade Urbana, prevê a construção de uma malha cicloviária integrada, calçadas em vias estratégicas e a construção de quatro terminais de transporte coletivo. Para a criação do Plano de Mobilidade Urbana, foi feito um estudo minucioso, apontando as ruas com maior fluxo de ciclistas na cidade e onde havia maiores riscos de sinistros fatais.
No entanto, apesar dos recursos investidos na contratação de empresas para desenvolver os projetos, dos estudos detalhados que foram feitos e da relevância das leis aprovadas, os ciclistas continuam morrendo por falta de segurança. As leis não foram executadas nos mandatos dos prefeitos Ari Artuzi, Délia Razuk, Murilo Zauith e Alan Guedes.
Somente em 2025, Dourados já registrou 198 ocorrências envolvendo ciclistas, resultando em cinco mortes. Os grupos de ciclistas que se reuniram com Gianni entendem que essas mortes poderiam ter sido evitadas, uma vez que todos os casos fatais foram registrados em lugares onde, de acordo com a legislação do município, deveriam haver ciclovias.
Durante a reunião, Gianni Nogueira se comprometeu a levar os pedidos do coletivo para o secretário municipal da Agetran, Juscelino Cabral, e afirmou que solicitará uma nova reunião com a presença dele. A vice-prefeita também pediu que o grupo elabore um ofício apontando os locais mais perigosos para os ciclistas na cidade, para que a prefeitura providencie as soluções mais urgentes.
Além disso, Gianni prometeu dialogar com vereadores aliados para fortalecer o pedido do coletivo pela criação de uma Comissão de Mobilidade Sustentável na Câmara Municipal — proposta já formalizada e divulgada aos parlamentares em maio deste ano.
O encontro foi avaliado como muito produtivo pelos representantes do coletivo. “Queremos agradecer à vice-prefeita Gianni Nogueira pela escuta atenta e pela disposição em construir uma cidade que, além de não matar, proteja os ciclistas. É pelas nossas crianças, por nossos filhos, por todos os douradenses. Por uma Dourados que não ceife mais vidas e que seja totalmente inclusiva”, afirmaram os integrantes do movimento. Para acompanhar as ações do coletivo, acesse a página https://www.instagram.com/bicinosplanos/.