Peña e Eduardo Riedel visitam ponte binacional em Porto Murtinho e indústria de proteína animal em Dourados como parte da agenda da Rota Bioceânica.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, visita Mato Grosso do Sul nos dias 2 e 3 de outubro e cumpre agenda em Dourados nesta quinta-feira (2). Pela manhã, ele e o governador Eduardo Riedel acompanham as obras da ponte binacional sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, considerada o principal eixo da Rota Bioceânica.
A programação começa às 8h, com a chegada a Porto Murtinho. De lá, Peña segue de carro até o canteiro de obras da ponte, onde deve permanecer por cerca de duas horas. Em seguida, retorna ao aeroporto da cidade e embarca para Dourados, onde almoça e, às 13h30, visita a unidade da JBS.
Esta é a primeira visita oficial de Peña ao Estado desde que assumiu a presidência paraguaia. O projeto da Rota Bioceânica é apontado como estratégico para a integração sul-americana, ao conectar portos chilenos no Pacífico a portos brasileiros no Atlântico. A consolidação da rota depende da conclusão da ponte binacional em Porto Murtinho e da pavimentação da rodovia no Chaco paraguaio.
Além da ponte em Porto Murtinho, Brasil e Paraguai também avançam na construção da Ponte da Integração, que ligará Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, no Paraguai, com apoio da Itaipu Binacional.