Operação mira esquema que adulterava provas do CNU, da Caixa, Banco do Brasil e Polícias Civis de três estados
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) uma operação contra um esquema criminoso de fraudes em concursos públicos, que atuava em diferentes estados e em certames de grande relevância nacional.
As investigações identificaram manipulações no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024 — apelidado de “Enem dos Concursos” —, além de provas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos concursos das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas.
Foram expedidos mandados judiciais em três estados — Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Até o momento, duas prisões preventivas foram cumpridas e uma terceira ainda está em andamento. Também foram realizados 12 mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares como afastamento de cargos públicos e bloqueio de bens dos investigados.
Segundo a PF, ao menos 16 pessoas participaram ativamente de fraudes em certames de 2023. Entre os métodos usados estavam:
Os envolvidos já foram excluídos dos processos seletivos, e, nos casos em que chegaram a ser nomeados, perderam os cargos públicos. Eles responderão por crimes como fraude em concurso público, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.
A operação contou com a parceria do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em nota, a Polícia Federal destacou que tem ampliado os mecanismos de fiscalização “para garantir segurança, transparência e integridade em concursos realizados em todo o país”.
O MGI, por sua vez, informou que já acompanhava as investigações e confirmou que a realização da segunda edição do CNU está mantida para este domingo (5). O órgão disse ainda que reforçou os protocolos de segurança, em conjunto com a PF e outras forças, para evitar novas tentativas de fraude.
Situação em andamento
A PF segue cumprindo mandados e investigando outros possíveis envolvidos. Mais detalhes sobre a operação devem ser divulgados ao longo do dia.